quinta-feira, 2 de julho de 2009

MóduloIV - Atividade 5 - Helena O. Neves

MóduloIV - Atividade 5 - Helena O. Neves - NTE - Canoas - TICs

Depois de ter tentado várias postar os conteúdos que desenvolvi, achei melhor, editar meus pensamentos no Word, embora que agora de forma mais suscinta, porém não corro o risco de perder todo o trabalho por não ter conseguido salvar com sucesso, através do meu portfólio ou no relato de experiências.
Atividade 5 mód. IV: Relato de Experiência
Vivenciei duas atividades utilizando as tecnologias de informação e comunicação em sala de aula.
A primeira quando eu e a colega: Lúcia Helena Estela Bolsan desenvolvemos um projeto chamado “Movimento Correto”, documentado no meu blog, no qual escolhemos uma turma de alunos e orientamos para a elaboração e execução do projeto. A atividade foi gratificante,pois a atuação deles no desenvolvimento da aula foi uma surpresa para nós! Eles participaram ativamente e de forma bem engajada no planejamento, elaboração, prática e discussão do projeto. Até então eu e a Lúcia tínhamos uma participação efetivamente mais contundente, ou seja, nos sentíamos mais responsáveis pela aprendizagem dos alunos do que eles mesmos. Acho que ainda estávamos arraigadas na velha forma de ministrar aulas. Mas isto não impediu que pudéssemos ficar atentas às melhoras que podíamos efetuar no próximo projeto, como de fato aconteceu.
O segundo projeto “Criatividade em Jogos Recreativos e Esportivos”, publicado no meu blog (vale dizer que ainda há o que publicar à respeito), desenvolvemos um trabalho surpreendente. Descobrimos que ao fazer a proposta para os alunos sobre a criação de um novo jogo, no qual eles iriam participar ativamente em todos os sentidos de criação, elaboração das etapas, escolhas, prática, filmagem, elaboração de regras, comentários e melhorias sobre o assunto...fez com que eles se sentissem muito animados com a idéia. Ficaram motivados para este evento de aprendizagem! Nós como professoras, acompanhamos as vivências dirigidas à construção livre do saber. No final do trabalho, escolhemos um exemplo para divulgarmos no nosso blog. Trata-se de um jogo criado a partir do vôlei e do tênis. Os próprios alunos mesclaram e adaptaram as regras comuns aos dois jogos, criaram outras regras e construíram um jogo novo com sua própria identidade. Usamos recursos de mídia digital para mostrar o trabalho feito, dentre eles o uso de internet, celulares e câmeras digitais. (Precisamos postar as outras imagens no blog, mas não disponho delas neste momento). O projeto foi explicado no blog. O trabalho caracterizou-se pela autonomia dada aos diversos grupos para criar, elaborar, por em prática, discutir e relatar o produto de suas atuações.
Atividade 6 : Avaliação do Curso TICs.
Mais do que nunca, a oportunidade de aprender a lidar e a colocar em prática as Tecnologias de Informação e Comunicação atualmente disponíveis na nossa realidade de escola pública, possibilitou-me como professor a visualização de um jeito diferente de encarar o aluno e de lhe propor as aulas. Se antes, ministrar aulas ou orientar pesquisas fazia parte de uma atividade totalmente planejada pelo professor, hoje tornou-se uma atividade co-planejada, compartilhada em todas as suas possibilidades, dentro de um ambiente onde o aluno sente-se responsável por ser criador de idéias e experiências que ele mesmo irá vivenciar no seu próprio aprendizado. Precisei superar aquela fase de ansiedade quando precisava deixar de lado minhas aprendizagens antigas de como ministrar aulas e seguir rumo a uma proposta nova. Além disto, dominar o uso das tecnologias era algo que me assustava bastante, mas estou conseguindo vencer esta etapa a cada dia. Com o curso que fiz, com o apoio das professoras que ministraram o curso, me sinto capaz de proporcionar aos meus alunos a utilização de práticas inovadoras onde a tecnologia de informação vai ao encontro da integração da comunicação entre as pessoas, em busca da liberdade do acesso e da criação do conhecimento. Com o auxílio das leituras que fizemos nas várias unidades, pudemos reformar nossos conceitos e aproximar a realidade do aluno à nossa realidade. Com isto quero dizer que aproximar a era do som, da imagem, do movimento, da comunicação e interação em rede ao nosso aluno já não traz algo novo para ele, mas algo com o qual ele está acostumado a viver. O novo soa para nós, educadores, que ao assimilarmos esta linguagem atual poderemos oferecer algo a mais para eles, o diferencial que eles estão pedindo nas escolas, porque o mundo deles lá fora é fantástico!!
Helena Oliveira Neves.
Canoas, 01 de julho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário